Jerusalém - Escavações realizadas em uma sinagoga na região da Galiléia levaram à descoberta de um mosaico que conta a história bíblica de Sansão, um dos mais famosos juízes de Israel.
Junto ao mosaico também foram encontrados escritos no idioma hebraico, que ainda serão avaliados.
Segundo os arqueólogos a peça conta com cerca de 1600 anos e remonta aos primeiros séculos da era cristã.
Jordi Magness, professor da Universidade da Carolina do Norte, está na liderança dos trabalhos, declarou o “The Jerusalem Times”. O local das escavações era uma sinagoga de grande importância para os Rabinos do Talmud, e constituía um local de realização de estudos e aprendizado da Torá, livro sagrado dos Judeus, hoje conhecidos como os cinco primeiros livros que compõem o Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, também chamados de Livros de Moisés(Gênesis, Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio).
O “ponto alto das descobertas foi um mosaico colorido de altíssima qualidade”, ressaltou um pesquisador. O objeto mostra pares de raposas com tochas amarradas aos rabos, e conta com inscrições em hebraico. O mosaico relata a história de Sansão descrita em Juizes 15:4: "Sansão tomou trezentas raposas; e, tomando fachos, as virou cauda com cauda, e lhes atou um facho no meio delas", "pôs fogo aos tições, largou-as na seara dos filisteus".
Já as inscrições em hebraico antigo encontradas junto ao mosaico parecem, em análises preliminares, "louvar aqueles que se dedicam a atos de bondade”, e destacam que as pessoas de bem “estarão em paz”, declarou a equipe.
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você