A semana anda quente nos bastidores internacionais. O tema é a insistência iraniana em prosseguir seu programa nuclear e suas ameaças de guerra contra Israel. Israel já considera invadir o Irã a qualquer momento. Navios americanos foram colocados em prontidão nas proximidades de Israel.
Shimon Peres, afirmou nesta quinta-feira que seu país está realmente disposto a aplicar "todas as opções" para frear o programa nuclear do Irã, referindo-se sobre a possibilidade de um ataque militar.
"Quando dizemos que ''todas as opções estão sobre a mesa'', realmente falamos a sério", afirmou Peres durante a conferência de presidentes das principais organizações judaicas americanas, realizada em Jerusalém, segundo um comunicado divulgado por seu escritório.
Face às declarações recentes vindas do Irã, anunciando que tem planos para o extermínio de Israel em apenas nove minutos(leia aqui), Estados Unidos e Europa redobraram suas pressões para evitar que Israel desencadeie um ataque contra o Irã sem que tenham sido esgotadas as vias diplomáticas para fazer com que a República Islâmica renuncie ao seu polêmico programa nuclear. No âmbito desta campanha, Tom Donilon, conselheiro para Segurança Nacional do presidente americano Barack Obama, viajou a Israel nos últimos dias. No domingo, Donilon se reuniu durante duas horas com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e nesta segunda-feira conversou com o ministro da Defesa Ehud Barak, cuja "posição dura" na crise iraniana inquieta os Estados Unidos,
Ontem, 22, foi a vez da Rússia alertar Israel a não atacar o Irã por causa do programa nuclear iraniano, afirmando que ações militares teriam consequências catastróficas.
"Claro que qualquer cenário militar possível contra o Irã será catastrófico para a região e para todo o sistema das relações internacionais", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Gennady Gatilov.
"Portanto, espero que Israel compreenda todas estas consequências... e eles também devem considerar as consequências destas ações para eles mesmos", disse Gatilov em uma coletiva de imprensa. (com informações de R7 e portal terra)
SAIBA MAIS lendo:
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você