click na imagem para aumentar |
O Ministério Público paulista planeja um pedido judicial para a demolição do templo que está sendo construindo pela Igreja Mundial em São Paulo, no bairro Santo Amaro. A obra é acusada de alterar o traçado viário urbano aprovado em 1988.
Segundo O Estado de São Paulo, a obra da igreja fez sumir todo o prolongamento da Rua Bruges, até a Rua Benedito Fernandes. A obra terá impacto direto sobre as vias que servem de acesso para a Marginal Pinheiros. Juntas, as Ruas Bruges e Florenville servem de escoamento para veículos da Avenida Victor Manzini para a Avenida das Nações Unidas. Além do movimento de carros, caminhões e ônibus, a Rua Bruges também tem grande fluxo de pedestres.
De acordo com Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo, Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua.
As obras começaram sem alvará, em março de 2011, contando apenas com um documento provisório chamado “direito de protocolo”. Mesmo com denúncias de vizinhos às autoridades de que a Mundial estava se apoderando de um trecho do traçado da rua, nenhuma providência foi tomada.
O prefeito Gilberto Kassab, chegou a elaborar um projeto de lei que facilitaria a apropriação do terreno pela igreja, mas depois da repercussão negativa, retirou o projeto.
A Secretaria Municipal de Habitação anunciou em maio que um grupo técnico ia examinar a legalidade das obras do novo templo. Porém essa análise ainda não foi realizada e as obras seguem em ritmo acelerado.
O mapa acima revela o traçado urbano anterior e a planta da obra atual.
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você