Pessoas de fé encontram felicidade em meio a dificuldade, revela pesquisa
A pesquisa também mostrou que onde a paz e a abundância são normas, no entanto, a religiosidade é mais baixa.
Uma nova pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology sugere que em sociedades com problemas sociais as pessoas religiosas são mais felizes do que os seus colegas não religiosos. Onde a paz e a abundância são normas, no entanto, a religiosidade é mais baixa, e todas as pessoas são mais felizes – sendo religiosas ou não.
O estudo foi o primeiro a analisar a religião e a sua relação com a felicidade em uma escala global. Foram levantados dados de pessoas de mais de 150 países, que incluíram perguntas sobre filiação religiosa, satisfação com a vida, respeito, apoio social e sentimentos positivos e negativos.
Estudos anteriores sugeriram que as pessoas religiosas tendiam a ser mais felizes do que as não religiosas. As novas descobertas indicam, no entanto, que a religiosidade e a felicidade estão intimamente ligadas às características das sociedades em que as pessoas vivem.
As circunstâncias acabam prevendo a religiosidade. Circunstâncias difíceis levam as pessoas a serem mais religiosas. Em sociedades com menos mazelas sociais, as pessoas religiosas – em menor quantidade – não são as únicas felizes: nessas localidades, todos são mais felizes.
De acordo com os pesquisadores, a religiosidade parece aumentar a felicidade e o bem-estar nas sociedades que não fornecem alimentação adequada, emprego, saúde, segurança e oportunidades educacionais. Além disso, as pessoas religiosas que vivem em sociedades também religiosas têm mais probabilidade de se sentirem respeitadas, receber mais apoio social e serem mais positivas.
Já nas sociedades laicas – que em muitos casos são ricas e têm mais suporte social – as pessoas religiosas e não religiosas relatam bem-estar maior e sentimentos positivos. Surpreendentemente, as pessoas religiosas relataram mais sentimentos negativos do que as não religiosas nessas sociedades.
Fonte: Pavablog
COMENTÁRIO BÍBLICO: A fé é um ítem bíblico que só é verdadeiro perante Deus naqueles que crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e ainda conforme dizem as Escrituras Sagradas. Fora disso, é pura "religiosidade" pagã de homens ainda sem esclarecimento direto da Palavra de Deus. Como disse Jesus: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. - João 7:38. Pessoas de fé verdadeira não são, em sua maioria, aquelas mais bem sucedidas no meio em que vivem, mas justamente aqueles que suportam todas as coisas por amor daquele que os chamou a viver no caminho estreito e apertado, que conduz à vida. Já outros querem fé mas não abrem mão de viver no caminho largo, sem dificuldades. Rejeitam alistarem-se para a guerra espiritual travada entre a luz e as trevas, por medo de sofrerem com as consequências dessa decisão. Aqui está a diferença entre a fé genuína e a simples religiosidade: crer em Jesus trilhando o caminho estreito ou crer em Jesus trilhando o caminho largo. A Fé, quando é a genuína produz a força que nos move a trilhar e vencer todos os obstáculos que possam surgir no caminho estreito e espinhoso, que conduz à vida eterna, recebendo, suportando e vencendo, com amor, as lutas que se apresentam durante nossa caminhada. Ora, nenhum soldado é condecorado se não enfrentou e venceu as lutas. Os que fogem da luta, são chamados desertores. Assim sucederá aos que preferem o caminho largo, da boa vida, sem problemas e sem as consequências de serem verdadeiros soldados de Cristo: não terão a fé genuína que proporciona as forças necessárias para vencer o mal e perecerão, por lhes faltar a prática da verdadeira fé: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. - Mt 7:13-14 - Pr. W. Cipriano
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você
No comments:
Post a Comment
NOTA:
Seu comentário estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar-lhe responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.
AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria. Aproveite bem essa oportunidade;
Note: Only a member of this blog may post a comment.