Google torna públicos os manucritos de Qumran, conhecidos como Manuscritos do Mar Morto. Os pergaminhos são o registro mais antigo da bíblia hebraica, agora disponível na internet para consulta. O material foi digitalizado pelo Google num projeto que contou com a parceria do Santuário do Livro do Museu de Israel. O texto mais antigo do conjunto de pergaminhos data de três séculos a.C., época anterior à invasão romana.
Todo o material foi digitalizado em alta definição e pode ser visto com recursos de zoom, com opção do texto em hebraico ou traduzido para o inglês. Todo o material está dividido em capítulos, versículos. O material reúne os textos bíblicos que formaram a bíblia hebraica, como também registros da vida da comunidade que preservou os pergaminhos.
Clique na imagem para aumentar |
O site do projeto pode ser acessado no endereço http://dss.collections.imj.org.il/
O que são os Manuscritos do Mar Morto
Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran, no Mar Morto, no fim da década de 1940 e durante a década de 1950. Foram compilados por judeus essênios, que viveram em Qumran do século II a.C. até aproximadamente 70. Porções de toda a Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias. Os manuscritos incluem também Livros apócrifos e livros de regras da própria comunidade que os preservou. Os Manuscritos do Mar Morto são de longe a versão mais antiga do texto bíblico, datando de mil anos mais antigos que o texto original da Bíblia Hebraica usado pelos judeus atualmente. Atualmente, estão guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém. (wikipedia)
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você
No comments:
Post a Comment
NOTA:
Seu comentário estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar-lhe responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.
AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria. Aproveite bem essa oportunidade;
Note: Only a member of this blog may post a comment.