click na imagem para aumentar |
Pesquisa confirma: Uma em cada sete pessoas acredita que fim do mundo está próximo
Um estudo realizado pela Ipsos Global Public Affairs, com sede em Nova York, revela que quase 15% da população mundial acredita que o fim do mundo ocorrerá durante sua vida, e 10% dos entrevistados acham que o calendário maia pode significar que vai acontecer em 2012.
(postagem comentada)
Mas seriam os mais pessimistas os únicos que esperam testemunhar o fim do mundo? Como consequência da exposição na mídia da chamada profecia maia, que para alguns significa fixar a data do fim do mundo em 21 de dezembro 2012, era de se esperar análises e reflexões sobre este assunto – mas necessariamente não os impactos na pesquisa.
Embora acadêmicos e especialistas tenham dito que não é verdade que os Maias previram o fim do mundo, a ideia ressoou e foi a inspiração para exposições, livros, documentários e até mesmo para um filme.Na pesquisa, um em dez acredita que “o calendário maia, que alguns afirmam terminar em 2012, marca o fim do mundo”, e outros 8% admitem ter sentido “ansiedade e medo de que o mundo vai acabar em 2012″.
Razões desconhecidas
Keren Gottfried, pesquisadora-chefe da Ipsos, disse à BBC que a própria agência foi surpreendida com as respostas das 16.262 pessoas, em mais de 20 países, que participaram no estudo.
“Pela primeira vez fizemos esta pergunta e, portanto, não se pode fazer uma comparação ao longo do tempo”, explica ela. “Uma em cada sete pessoas acredita que o mundo vai acabar no curso de sua vida. É um número bastante elevado e acreditamos que devemos continuar pesquisando”, acrescentou.
Para este estudo, os pesquisadores não perguntaram aos entrevistados quais eram suas razões para acreditar que o mundo poderia acabar porque, diz Gottfried, ninguém sabia quantas pessoas iriam dizer acreditar no fim iminente do mundo.
“Se fosse uma percentagem muito pequena, teríamos obtido uma mostra de pouco valor. Agora sabemos que há número suficiente de pessoas que acreditam no fim do mundo e podemos nos aprofundar nos acontecimentos que podem provocá-lo”, acrescenta.
Além disso, um em cada dez pessoas sentem ansiosos ou com medo reconhecido por acreditar que o fim do mundo ocorrerá em dezembro deste ano.
Mais velho, menos temeroso
Os chineses, turcos, russos, mexicanos e sul-coreanos são os mais creem na aproximação do fim do mundo, com 20% dos entrevistados, contra 7% na Bélgica e 8% no Reino Unido.
As pessoas com menor escolaridade ou renda, e aqueles com menos de 35 anos, são mais propensos a acreditar que o “Apocalipse” vai ocorrer durante a sua vida ou até mesmo em dezembro de 2012, e são mais propensos a sofrer de ansiedade ou medo com a perspectiva.
A tranquilidade dos mais velhos é explicada pelos anos já vividos ou talvez seja uma questão de sabedoria com certos tons de ceticismo? “Talvez aqueles que são idosos viveram o suficiente para não se preocupar com o que acontece no futuro”, diz Gottfried, que se diz atraída pela pela ideia de que os mais velhos são mais céticos por terem superado outras crises, o que poderá motivar estudo futuro. (BBC Brasil / Portal Padom)
COMENTÁRIO BÍBLICO: A pesquisa prova, por si própria, que todos estão percebendo a aproximação dos tempos descritos por Jesus Cristo, e que Daniel aponta como um tempo que coincide com a grande aceleração da ciência e do progresso científico. O "Fim do Mundo" é uma advertência divina da Bíblia Sagrada, para que o mundo saiba que Deus planeja encerrar os planos da humanidade, que pensa que toda essa degeneração moral não atrairá a Justiça de Deus. Mas a seu tempo, Deus enviou seu Messias, Jesus Cristo. Essa é a mensagem que todos devem saber e conhecer: que Jesus Cristo, sendo Deus, saiu de seu trono e seu fez homem, para anunciar, primeiro, sua proposta de perdão e reconciliação com os pecadores, e, somente depois disso, já no céu, é que abriu o livro da sentença divina para castigo dos rebeldes e contradizentes. Esse mistério já está revelado no Livro de Apocalipse. Agora, cabe a nós explicar a esse mundo rebelde, do qual um dia fomos parte, que Deus tem um plano para salvação, sem excluir nem mesmo o mais vil pecador. A humanidade precisa ser salva, salva de si mesma, porque dão testemunho, dia após dia, que só prevalecem a violência, a mentira, os roubos, a prostituição, o ódio, o desentendimento, a falência da família... O homem tem se especializado em aborrecer a Deus e o tempo do arrependimento está se esgotando. Você já se reconciliou com Deus? - Pr. Wagner Cipriano
Saiba Mais lendo:
O Fim Vem!
Venha, eu te direi o mistério e a condenação da Grande Prostituta
Vaticano mostra as garras a cristãos-evangélicos e protestantes
Vaticano reforça proposta de criação do governo mundial e moeda global
Fim dos Tempos, Fim da Igreja, Volta de Jesus e Fim do Mundo
Natureza em Fúria
Apostasia X Arrebatamento
A CATÁSTROFE DO SISTEMA RELIGIOSO
MUNDIAL
O Líder que o mundo anseia
Tempo do Fim, Fim dos Dias,
Fim do Mundo
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você