Recentemente a emissora de TV brasileira Rede Globo questionou o ensino do criacionismo nas escolas brasileiras. Para discutir o assunto, o programa Globo Ciência levou ao ar entrevistas em que cientistas afirmaram que o criacionismo é uma questão religiosa.
Três dos quatro entrevistados defenderam a teoria de Charles Darwin sobre a evolução das espécies. Para
eles, a teoria de Darwin explica melhor a origem da vida do que a visão da criação como obra de uma inteligência superior. Entre os defensores da teoria de Darwin estavam o doutor em física e professor de história da ciência, Lideu de Castro Moreira, a professora de filosofia da Unisinos/RS, Anna Carolina Krebs Regner, e Rosana Tidon, doutora em genética da UnB.
A favor do criacionismo foi entrevistado o religioso católico Dom Ancelmo Chagas de Paiva, doutor em direito canônico e diretor da Faculdade São Bento/RJ, para quem o criacionismo não é uma teoria científica por se basear na fé. O religioso afirmou ainda que a Igreja Católica aceita a teoria de Darwin quando se trata de vegetais e animais, que ele classificou com espécie “infra-humana”. O religioso disse ainda acreditar que o corpo humano passou pelo processo de evolução.
O que o programa não mostrou
A matéria mostrou-se tendenciosa ao evitar o foco bíblico. A matéria foi amplamente criticado pelo jornalista e escritor Michelson Borges, do site criacionismo.com. Borges ressaltou que o objetivo da reportagem não foi debater o tema, mas defender e propagar o ensino do darwinismo. Criticando o fato de o criacionismo ter sido defendido por um religioso e não um cientista, ele afirmou que o geólogo criacionista Dr. Nahor Neves de Souza Júnior foi procurado pela produção e chegou a gravar uma entrevista, que ficou de fora do programa após a edição.
Borges afirmou que “Nahor falou sobre o criacionismo bíblico e apresentou evidências científicas que dão sustentação a esse modelo. Mas, na hora de editar o programa, os responsáveis simplesmente optaram por descartar a entrevista com um verdadeiro criacionista para colocar no lugar dela a fala de um clérigo católico que apenas apresenta argumentos diluídos advindos de uma visão darwinista teísta que mal compreende do que se trata o verdadeiro criacionismo bíblico”.
Os defensores do evolucionismo entrevistados afirmam que o criacionismo é uma questão de fé e não uma visão científica e, por isso, não deve ser ensinado nas escolas.
Como é de seu usual costume, a rede global apresentou ao público brasileiro, recentemente, uma matéria tendenciosa e produzida sob sua ótica ateísta de promoção à teoria evolucionista, colocando-a como resposta moderna, científica e definitiva para o assunto.
Os produtores da emissora deixaram claro que se consideram o supra sumo de toda sabedoria, esquecendo-se que, para Deus, essa sabedoria cega, científica e humana é nada mais que loucura. Sentem-se no direito de venderem sua ótica dos fatos como a verdade final sobre todas as coisas. Uma matéria só pode ser completa quando aborda todos os ângulos de um assunto, o que não acontece quando se trata de assuntos bíblicos. Em questão de fé, sabedoria humana é loucura, pois se firma na visão limitada do homem. Como já é de costume, as programações globais relegam os ensinamentos bíblicos ao desprezo, e, quando por algum motivo os abordam, o fazem colocando as questões da fé como algo suspeito, duvidoso e não merecedor de crédito, coisa de gente pequena e sem estudo.
A presença de Deus na vida cotidiana
Em relação à criação do mundo como obra de Deus, a Bíblia Sagrada afirma que todas as coisas estão bem patentes diante de nossos olhos: Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; - Romanos 1:20. Prova disso são os canais de TV, jornais e mídias em geral que, diariamente, noticiam a mão de Deus trabalhando em todos os campos da vida humana. São médicos, cientistas e pessoas comuns que testemunham os inexplicáveis milagres e curas divinas. São relatos diários de tudo aquilo que a Bíblia já antecipou há milhares de anos. Até mesmo a extrema corrupção moral e os avanços tecnológicos são colocados pela Bíblia Sagrada como sinal claro da aproximação dos dias finais para a raça humana. Jesus Cristo veio para nos salvar de nós mesmos, de nossa incredulidade, de nosso ateísmo, do coração fechado a Deus e voltado para os adultérios, traições, prostituição, roubos, ladroíces.
O criacionismo bíblico
Basta uma rápida olhada ao nosso redor e para as estrelas no céu para se concluir que nada disso poderia existir ao acaso, sem o projeto de uma inteligência maravilhosa e suprema: Deus. E que esse Deus, vendo sua criação entregue à violência e à vaidade, foi capaz de sair do trono, se fazer carne e habitar entre suas criaturas, com o propósito de nos mostrar uma caminho estreito, mas que conduz ao Reino de Deus. Com sua ressurreição, Jesus venceu a morte e nos deu prova de que suas promessas são verdadeiras e que alcançar o Reino de Deus deveria ser o objetivo maior para todo ser humano.
A verdade é que...
O que o canal global consegue, aos olhos daqueles que tem um pouco de discernimento, é deixar transparecer sua condição de mero instrumento aos propósitos anti-cristãos do inimigo da Cruz. Nessa empresa valem as aparências, o politicamente correto e o mundanismo em geral, ao qual dão ares de sedução e nobreza, encobrindo sob o manto da falsidade e da mentira a podridão de suas próprias vidas. Os evangélicos brasileiros deveriam se conscientizar mais sobre todos os assuntos, para saber responder a todos segundo a Palavra de Deus e se posicionar de forma clara e contundente contra todas as ferramentas das trevas. Como fé é dom de Deus, a Rede Globo jamais poderá alcançá-la. Só poderão alcançar a fé aqueles que fazem da Rede Globo o que ela é: seus funcionários, artistas e dirigentes. Mas como estão profundamente enraizados no pensamentinho mundano, Deus só abrirá os olhos daquele que sair dessa lama e se converter a Jesus Cristo. Caso contrário, viverão na cegueira espiritual, espargindo ateísmo e dando testemunho que não possuem o maior dom de Deus: crer em Jesus e receber o direito à Salvação e Vida Eterna. Então, que sigam seu caminho, mas sigam sabendo que, de tudo que fazem hoje, deverão prestar contas, em breve, perante o Trono Branco e, dali, vão poder ver realmente a chapa esquentar no lago de fogo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que nos diz a Palavra de Deus. Não seja sábio aos seus próprios olhos, mas busque a sabedoria que vem de Deus, porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus - 1 Coríntios 1:18 - Pr. Wagner Cipriano [Excerto da mensagem Esquenta? Sim, a chapa vai esquentar, publicada em http://wagnercipriano.blogspot.com.br/2012/05/esquenta-sim-chapa-vai-esquentar.html]
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você