PESQUISE A BIBLIOTECA DO NOTICIÁRIO-EVANGÉLICO

Thursday, November 8, 2012

Documentário evangélico mostra “Ministérios Fracassados” que agradam a Deus

Documentário evangélico expõe a verdade sobre o que se tem por "Ministérios Fracassados"

O sucesso -na definição mais comum- é receber reconhecimento humano através da fama por algo que se dedica a fazer. Sob essa perspectiva, o blogueiro e missionário Yago Martins iniciou a produção de um documentário a respeito de “Ministérios Fracassados”.
(postagem com vídeo e comentário bíblico)


Entre os depoimentos coletados, estão o reverendo presbiteriano Augustus Nicodemus, o pastor Renato Vargens, o músico Eduardo Mano, o responsável pela editora Tempo de Colheira, Felipe Leitão, além do missionário Bruno Lima, diretor do Missões GAP, entre outros.

O propósito, segundo Yago Martins, é desmistificar o conceito de ministério bem sucedido, criado a partir dos parâmetros comuns, e conceituar um padrão de ministério bem sucedido segundo o resultado alcançado no sentido de transformação de vidas.

Em determinado trecho do documentário, o reverendo Augustus Nicodemus menciona a passagem bíblica de 1 Co 4:2 e afirma que o sucesso, no ministério, significa fidelidade: “O que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

A produção do documentário foi baseada em oportunidades, embora existisse um planejamento. Yago revela que contou com a boa vontade e interesse dos entrevistados, além da ajuda de terceiros em relação a questões técnicas específicas.

A Redação do Gospel+ entrou em contato com o blogueiro e fez uma entrevista exclusiva para compreender o contexto da iniciativa. Confira abaixo a entrevista na íntegra com Yago Martins, e assista ao documentário no vídeo ao final:

Yago, como surgiu a ideia de gravar esse documentário?
A ideia de gravar o documentário começou em um momento de autoconhecimento. Observei como, no começo de minha fé, eu sonhava com ser um ministro famoso, um pastor de mega-igreja ou um escritor de best sellers. Através do evangelho, Deus quebrou estes sonhos bobos e foi me mostrando como não devemos buscar este tipo de sucesso, ainda que Deus possa dar isso a alguns de Seus filhos. Ao olhar ao meu redor, vi que muitos irmãos meus ainda estavam desejando as mesmas bobagens que eu no início de minha fé. Então, imaginei como poderia servi-los com meu testemunho e de outros irmãos mais vividos do que eu. Como eu possuo alguns materiais de filmagem, os quais uso para meus vlogs, imaginei que poderia fazer algo em vídeo. Olhando ao redor, escolhi quatro de meus amigos pessoais, pessoas que conheço o testemunho e que posso confiar, e os convidei para o projeto.

Como foi a produção toda do documentário?
A produção demorou um mês. A primeira filmagem começou dia 1 de outubro e a versão final do vídeo estava sendo “upada” para o Youtube dia 3 de novembro.
As filmagens começaram com os famosos, os de “sucesso”, em uma viagem para Águas de Lindóia, na Conferência Fiel para Pastores e Líderes. Devido ao pouco equipamento (um tripé, uma câmera DSRL e um gravador portátil), o trabalho acabou sendo um pouco complicado. Eu simplesmente saia andando pelo evento carregando um tripé montado, com uma câmera sobre ela, e com o gravador no bolso. Quando eu encontrava algum pastor famoso, eu os parava onde estavam, explicava o documentário e filmava, ali mesmo. Todos foram muito solícitos e atenciosos. As duas únicas filmagens que não ocorreram na Fiel foram as com  Stênio Marcius, que gravei em um evento aqui em Fortaleza, e com o Augustus Nicodemus, que gravou em casa mesmo, com a ajuda de sua filha.
Já a gravação com os “fracassados” foi diferente. Ainda em São Paulo, filmei com o Eduardo Mano em um evento que ele participou. Com o Bruno Lima, filmei aqui na minha cidade mesmo, na igreja onde ele frequenta. No caso do Filipe Leitão e do João Victor, contei com a ajude de um grande amigo, Alan Cristie, que conseguiu um pessoal que emprestasse um equipamento e fez as entrevistas para mim, em Niterói e no Rio.
Depois disso, entrou a fase de edição. Eu não sou editor profissional, então deu uma trabalheira. Passei um bom tempo de frente para o computador, mas creio que o trabalho ficou bom. Sei que as falhas técnicas são muitas, mas a mensagem sobressai a tudo isso.

Como esta a recepção do documentário junto ao público?
Muito boa! O número de acessos foi muito acima do que eu esperei, de verdade. Eu estava me preparando para que este fosse um documentário fracassado (risos), mas Deus desejou levar a mensagem para muita gente. E não são só números, a quantidade de testemunhos que tenho recebido tem me humilhado diante da graça de Deus. Pastores de congregações de 10 membros, missionários na Irlanda, capelães hospitalares e muitos outros anônimos que estavam desanimados e encontraram mais forças para continuar. Deus tem sido muito bom em popularizar o projeto.

Tem ideia para outros projetos relativos?
Sim. Já estou pensando no tema do próximo trabalho, mas não posso divulgar ainda.

O documentário foi focado em mostrar algo para os que o virem, mas como ele tocou em você? Quais partes mais te marcaram?
As quatro entrevistas principais tocaram minha alma de modo especial, uma por uma. Apesar de eu já conhecer a história de todos eles, ouvi-los falando me encorajou ainda mais para continuar no ministério. Cada detalhe foi muito especial para mim, mas se eu pudesse citar qual parte mais me marcou, eu citaria a entrevista com o Bruno Lima, uma vez que servimos no mesmo ministério de missões há alguns anos.

Tem mais alguma coisa que gostaria de acrescentar?
Acho que não. Creio que seria bom deixar claro que a ideia do documentário é mostrar que devemos ser féis ao ministério, quer famosos ou anônimos, quer amados ou odiados, quer com sucesso ou fracasso. A nós, cabe sermos fiéis. O alcance está totalmente na mão de Deus. Uma igreja que não cresce pode sim estar cometendo algum erro, mas não podemos achar que toda igreja fiel vai crescer. A Bíblia nunca prometeu isto.

Grande abraço!

Ministérios Fracassados

(Gospel+)


ASSISTA AO VÍDEO:







COMENTÁRIO BÍBLICO: Vendo o mundo como Deus vê
Deus não vê como o homem. Isso é óbvio. Mas Deus preparou um recurso para que nós, crentes, possamos ver as coisas de forma correta. As Escrituras Sagradas são a lente pela qual podemos enxergar o mundo como o próprio Deus. Sendo assim, devemos usar essa lente para observar o mundo e entender como as coisas realmente são aos olhos de Deus. Por exemplo, vejamos o que diz Lucas 16:15: o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. Ora, diante dessa lente, podemos avaliar que grandes ícones, cheios de glória e fama terrenos, podem ser abomináveis aos olhos de Deus. Deus valoriza aquele que nasceu de novo, que não abre mão dos fundamentos do Evangelho e que põe em prática a Palavra de Deus. Esse, ainda que seja pobre e humilde, um ilustre desconhecido, um zé ninguém, esse mesmo será grande perante o Criador:
E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.Lucas 9:48
Portanto, riquezas, fama e glória nada representam para Deus, que avalia o homem por aquilo que ele realmente é, sem os acréscimos exteriores. Pelas lentes do Evangelho, sabemos que diante do Criador, quanto menor, melhor. Em João 13, Jesus dá a verdadeira lição de grande homem: aquele que é humilde o suficiente para servir aos seus irmãos. Não é se servir dos irmãos. É servir aos irmãos. Por isso, Jesus adverte que todo o desprezo devotado aos pequenos e humildes, será cobrado no acerto final, seja no Trono Branco, seja no Tribunal de Cristo:

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. - Mateus 25:41-45


Quem tem ouvidos para ouvir, ouça os conselhos da Palavra de Deus e tenha as Escrituras Sagradas como as lentes corretoras dadas por Deus para o fim de corrigir a maneira pela qual enxergamos as coisas dessa vida. - Pr. Wagner Cipriano

SAIBA MAIS LENDO:

16 set. 2012 ... Note que Deus não estava falando de exaltação humana, tipo riquezasfama e glória terrena. Não é isso que Jesus veio trazer aos salvos.
wagnercipriano.blogspot.com

1 maio 2012 ... Satanás é especialista na sedução espiritual através de bens como poder, famaglória, dinheiro e riquezas. Cristo negou a tudo isso.
expressaoevangelica.blogspot.com


1 maio 2012 ... Satanás é especialista na sedução espiritual através de bens como poder, famaglória, dinheiro e riquezas. Cristo negou a tudo isso.
wagnercipriano.blogspot.com


7 maio 2012 ... Note que Deus não estava falando de exaltação humana, tipo riquezasfama e glória terrena. Não é isso que Jesus veio trazer aos salvos.
mensagembiblicadiaria.blogspot.com


9 ago. 2012 ... Temos em nós a salvação, o tesouro mais valioso desse mundo, melhor que qualquer glóriafama ou riquezas que esse mundo possa nos ...
arrebatado-serei.blogspot.com


23 jan. 2011 ... Sua fama ultrapassou as fronteiras da Índia, foi convidado a pregar em ... Tendo rejeitado a honra, a glória e ariqueza de uma tradicional ...
biblioteca-evangelica.blogspot.com


9 maio 2012... às ilusões, à ganância, à grandeza, à fama, às glórias terrenas. ... A Ele seja sempre a glória, a honra e o louvor, seja na mocidade, seja em ...
mensagembiblicadiaria.blogspot.com


19 jun. 2010 ... Colossenses 1:27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, ...
biblioteca-evangelica.blogspot.com


5 out. 2010... fama, honra e glória. Levam toda uma vida para descobrir, num momento, que tudo foi em vão. Essa corrida desenfreada por riquezas e ...
mensagembiblicadiaria.blogspot.com


28 jan. 2012 ... Marcos 13:2 - Não bastassem os megatemplos construídos para marketing, fama e glória de alguns pretensos "pastores" e suas religiões, ...
mensagembiblicadiaria.blogspot.com

19 nov. 2011 ... O Rico e o Pobre na Igreja de Jesus. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, ...
mensagembiblicadiaria.blogspot.com

NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

No comments:

Post a Comment

NOTA:
Seu comentário estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar-lhe responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.

AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria. Aproveite bem essa oportunidade;

Note: Only a member of this blog may post a comment.

10+ do Mês no Noticiário Evangélico

Posts Comentados Evangélicos no Mundo Israel Igreja Perseguida evangelização Nacionais Pastores Homossexualismo Evangelho no Mundo Testemunhos Boletim de Ocorrências Evangelismo Islamismo Lançamentos Fim dos Tempos intolerância religiosa contribuição evangélica Fim do Mundo Conflito árabe-israelense Oriente Médio Tempo do Fim muçulmanos Apocalipse leis apostasia Desempenho Evangélico Notícias de Israel Islã Fim dos Dias Eventos anticristo homofobia Bancada Evangelica Homofobia X Liberdade de Expressão TRIBUNAIS UniãoNet Política Fim da Igreja Convertidos Conversões Crimes Heresias Tragédias Arrebatamento Ciência Falsas Doutrinas Falsas Religiões Lei Anti-Homofobia sinais dos tempos Arqueologia Ateísmo Filme Grande Tribulação Ciência e Tecnologia Gospel Music Direito de Israel Tribulação PLC 122/06 ecumenismo Catolicismo Acidentes Degradação Moral Restauração de Israel conversão Bíblia X Apostasia Alerta Bíblico Doutrina ICAR IURD Jerusalém Kit Gay Perversão das Leis Casamento Desvarios das Leis Abominações Governo Mundial ONU Terrorismo Discriminação Educação Sexual Gogue e Magogue Ocorrências Polícia Satanismo anticristos Arca de Noé Drogas Política e Religião Seitas Teologia da Prosperidade Comentários Bíblicos Evangelização em Israel Filme Evangélico Livro fé evangélica Bíblia Cartilha Homossexualizante Criacionismo Fanatismo Religioso Sexo Crise Financeira Desvio de Comportamento Ensino Religioso nas Escolas Mídias Homossexualizantes cultura evangélica curiosidades Justiça dos homens X Justiça de Deus Política versus Evangelho SEMANÁRIO EVANGÉLICOS NO MUNDO Sociedade Bíblica do Brasil - SBB Vaticano meditação bíblica 2012 Antisemitismo Doença Espiritual Ferramentas do Evangelho Kit Promiscuidade Liberdade Religiosa Liberdade da Crença Microchips Nova Ordem Mundial Pastortos Pecado Pornografia STF Santificação religiões unidas Alerta Evangélico Direitos Humanos GLS Pedofilia Profecias Maias ecumênico rainha das religiões Ambiente Idolatria Maçonaria Mordaça Gay Novidades da Informatica Terremotos Tribunais de Inquisição Acordo de Paz Arrependimento Bíblia na China Edificação Espiritual Exportando fé GLBT Habeas Corpus Lutero Nova Era ORU Operação do Erro Processo de Paz Protestante Protestantismo Qumran Softwares evangélicos curiosidades bíblicas restauração sentença divina Abaixo Assinado Agentes do Engano Arca da Aliança Arrebatômetro Calendário Judaico Disciplinando os Filhos Divórcio Evangélicos X Carnaval Judeus Messiânicos Ocultismo: Invasão Silenciosa Programa Brasil sem Homofobia Queda Espiritual Símbolos Pagãos Virgindade besta bússola dourada obra de Deus AH1N1 Adoção Anjo Caído Castidade Deísmo Diabo ECA Megaterremoto PNDH3 Pestes Prêmio Nobel da Paz STJ apóstolos