O ministro de petróleo iraniano, Rostam Qasemi, anunciou no último domingo, 29, que seu país suspenderá, em breve, a exportação de petróleo para alguns países europeus.
A decisão iraniana seria uma retaliação à decisão da União Européia tomada na reunião de segunda-feira, 23, de proibir aos países membros a importação de petróleo iraniano.
O ministro ressaltou que o consumo de petróleo europeu representa menos de vinte por cento do que o Irã exporta. Para o ministro, "a exportação de petróleo iraniana não vai ser influenciada mesmo que a UE pare de comprar."
Enquanto segue a crise do petróleo com a Europa, desembarca no Irã o vice-diretor de investigação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Herman Nackaerts. Ele chegou a Teerã, capital do Irã, na madrugada do dia 29, chefiando uma delegação de alto nível para assuntos de energia atômica. O chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi, ressaltou na reunião dos líderes da União Africana que o Irã está preparado para responder quaisquer dúvidas da AIEA. Indicou ainda que os países ocidentais não devem reforçar a sanção contra o Irã, mas sim negociar com o país.
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você