A Aliança Evangélica Ordem dos Presbiterianos(ECO), formada no último dia 19 de janeiro, nos EUA, reuniu os presbiterianos dissedentes, que iniciaram uma nova denominação por crerem que a ordenação de pastores gays bate de frente com o ensinamento da Bíblia Sagrada.
O rompimento teológico pode ser notado nas palavras do presidente da ordem de pastores da ECO, John Crosby: “Sua tenda tornou-se tão ampla que está caindo, pois não tem um mastro no centro. O mastro central é a autoridade bíblica, conforme é entendida pela comunidade ortodoxa e que tem implicações sobre a sexualidade”, afirmou ele para a imprensa no lançamento da nova entidade, que reuniu mais de 2.000 pessoas de 500 igrejas, em Orlando, Flórida.
No ano passado, em congresso mundial dos presbiterianos, ficou decidido que os pastores homossexuais poderiam ser ordenados, causando revolta daqueles que não aceitam a mudança. Em Outubro do ano passado, Scott Anderson, que há 20 anos estava fora da congregração para viver com seu parceiro. Assim como aconteceu na Igreja Anglicana inglesa, que desde 2003 reconhece os bispos homossexuais, os dissidentes promoveram uma nova denominação. A Eco não menciona a restrição aos gays em seus regimentos, abertamente, mas defende a ordenação de mulheres.
SAIBA MAIS LENDO:
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você