Estudo aponta que riqueza e falta de ética caminham juntas.
Pesquisa revelou que pessoas de classes mais abastadas são mais propensas a apresentar comportamento antiético. A relação entre riqueza e comportamento está confirmada, segundo estudo. O estudo confirma, assim, a máxima bíblica: o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males - 1 Timóteo 6:10.
Pesquisadores das Universidades de Berkeley e Toronto apresentaram um estudo afirmando que pessoas de classes sociais mais elevadas também são as que apresentam o comportamento mais antiético.
A pesquisa tentou identificar o impacto do status social nas nossas vidas, avaliando se uma posição menos elevada motivaria os indivíduos a se comportar de forma antiética devido aos recursos reduzidos e maiores inseguranças ou se um status mais elevado, acompanhado de maiores recursos e liberdade, levariam a uma atitude mais relaxada.
A avaliação do comportamento
Para determinar como as pessoas se comportam, os pesquisadores realizaram uma série de experimentos controlados. Um deles envolvia avaliar o comportamento dos participantes enquanto dirigiam. Os autores do estudo concluíram que os indivíduos de classes mais abastadas são mais inclinados a fechar outros motoristas e, inclusive, a avançar sobre pedestres atravessando na faixa.
Os pesquisadores também avaliaram o comportamento dos participantes em situações que envolviam trapaça, negociação, tirar vantagem sobre outras pessoas ou situações, atitude etc., e todos os resultados apontaram que as pessoas de classes sociais mais elevadas são significativamente mais predispostas a apresentar um comportamento antiético.
Ricos e antiéticos?
Os autores do estudo concluíram que a motivação mais fundamental da elite é a busca de interesses próprios, e que o constante “querer mais”, associado a maior riqueza e status, pode levar ao mau comportamento.
Por fim, os cientistas também afirmaram que os resultados não são absolutos, e que entre os indivíduos muito ricos também existem filantropos decididos a doar suas próprias fortunas para transformar o mundo em um lugar melhor.(tecmundo)
COMENTÁRIO BÍBLICO: Sobre as riquezas - Ser rico não é pecado, o pecado é colocar sua certeza nas incertezas da riqueza e não em Deus, que tudo supre. Jesus aconselha aos ricos deixar a ganância e a avareza e passar a ajuntar tesouros nos céus, já que, na terra, a traça, a ferrugem e os ladrões tudo consomem (Mateus 6:19). Os ricos deveriam se converter a Jesus Cristo e preparar um tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. - Lucas 12:33. É como dizem os antigos: "caixão não tem gavetas". Salomão ainda acrescenta que, além de não "ter gavetas", as riquezas ficarão para aqueles que, muitas vezes, nunca conhecemos ou que nos odiavam em vida. Ser rico e ainda se espelhar em suas conquistas e confiar em um grande patrimônio é uma pobreza muito grande, uma ilusão que passa a qualquer momento: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? - Lucas 12:20. - Pr. Wagner Cipriano.
NOTICIÁRIO EVANGÉLICO no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você